Pós Mastectomia
RECONSTRUÇÃO DE MAMA PÓS MASTECTOMIAReconstrução de mama após uma mastectomia pode ser uma decisão com opções amplas. Quando desafiadas com a perda da mama pelo câncer de mama ou outra doença, mulheres hoje têm um vasto leque de opções de tratamento do que anos anteriores.
A reconstrução imediata à mastectomia não é somente possível, mas algumas vezes deve ser preferível em certos pacientes pelos fatores emocionais positivos. Caso isso não seja possível, a reconstrução poderá ser feita assim que a doença local esteja controlada ou ao menos terminado o tratamento oncológico coadjuvante necessário. Normalmente isto pode ser feito após 1 ano de cirurgia.
Há 2 tipos básicos de reconstrução:
Prótese de mama
É utilizada uma prótese de mama de duplo compartimento, sendo que um deles é de silicone e o outro é expansível posteriormente à cirurgia. Funciona como um expansor definitivo. O objetivo deste tipo de prótese é conseguir uma suave e continua expansão da pele para que haja espaço suficiente para o novo volume que esta prótese se transformará graças a expansão.
Retalho
Nesta técnica, a mama é reconstruída usando o próprio tecido do paciente como forma de ganhar volume. As áreas doadoras podem ser o abdome (TRAM flap) ou das costas ( retalho do grande dorsal). Nestes tipos de retalhos serão usados pele, gordura e músculo.
Reconstrução da aréola:
Após aproximadamente 6 meses da primeira cirurgia podemos partir para o segundo tempo da cirurgia, que consiste na reconstrução areolar. Existem várias opções como enxertos e tatuagens. A nossa preferência atual é pela reconstrução com enxerto de pele parcial, retirada da porção alta da coxa.
Neste estágio também podemos fazer algum refinamento na mama reconstruída, se for necessário e uma plástica na mama oposta com finalidade de simetrizaçao.