Otoplastia

Muitas vezes a orelha em abano, defeito estético mais comum, é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar caçoadas na infância, trazendo como conseqüência marcas profundas no comportamento da criança.
A idade ideal para se fazer à cirurgia de correção do abano: 5 a 7 anos (denominada idade pré-escolar), período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção ou mesmo em outro momento da vida adulta.
Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.
A Otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face.
Perguntas Frequentes
A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase inaparente”.
A anestesia local com sedação assistida é a mais utilizada, porem pode ser escolhida a anestesia geral.
Será agendado aqui no hospital uma consulta com o médico anestesista onde será avaliado a melhor forma de anestesia.
Geralmente uma diária.
Geralmente em torno de 2 horas.
Raramente a Otoplastia determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante "retoques", permitindo-nos obter o resultado almejado.
A decisão de se submeter à Otoplastia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Você deverá assinar o termo de consentimento informado para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações.
Os riscos incluem:
- Sangramento (hematoma),
- Assimetria,
- Infecção,
- Má cicatrização,
- Alteração na sensibilidade da pele,
- Contornos irregularidades na pele,
- Descoloração da pele/inchaço,
- Riscos da anestesia,
- Cicatrizes,
- Alergias à fita, ao material de sutura, a colas, a produtos derivados do sangue, a preparos tópicos ou a agentes injetados,
- Dor, que pode perdurar,
- Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.
Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protegem-se as orelhas, nos dois primeiros dias, com uma espécie de touca feita com algodão e ataduras, a fim de evitar traumatismos locais, principalmente durante o sono.
Normalmente usamos fios que são absorvidos pelo organismo, porem quando são usados fios que necessitam serem retirados, este acontece em torno do 12º dia. Não existe dor na retirada.
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.
Desde que devidamente conduzida à cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria sempre ficará, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.
RECOMENDAÇÕES SOBRE A OTOPLÁSTIA
RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:Leia atentamente cada item abaixo e qualquer dúvida entre em contato com a equipe de enfermagem do Hospital:
- Entregar os exames no hospital 1 mês antes da cirurgia.
- Internar-se no hospital obedecendo ao horário estabelecido.
- Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação em caso de gripe ou outra indisposição.
- Se fizer uso de alguma medicação continua e/ ou controlada, comunicar o médico e a equipe com antecedência;
- Não ingerir bebidas alcoólicas, cessar tabagismo (cigarro) e uso de drogas ilícitas por 30 dias antes da cirurgia.
- Parar com o uso do anticoncepcional, reposição hormonal, ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina), anabolizantes, medicamentos para emagrecer e Roacutan 30 dias antes da cirurgia;
- Faça uso todos os dias de alimentos ricos em proteínas como: carne bovina, aves, peixes, ovos, leite, pois ajudam na cicatrização tecidual;
- Caso tenha realizado alguma cirurgia anteriormente ou tratamentos estéticos diversos como (lipostabil e aplicação) avisar equipe de enfermagem.
- Contamos com a vossa colaboração para que a cirurgia seja previsível e tranquila.
- Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a se tornar dispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 25 dias.
- Lavar os cabelos na véspera.
RECOMENDAÇÕES PÓS- OPERATÓRIAS:
Os cuidados pós operatórios são de suma importância para a recuperação de sua saúde e bem estar. Por isso siga as orientações que lhe foram passadas por escrito e verbalmente ainda no hospital. Segue abaixo algumas instruções e qualquer dúvida entre em contato com o médico.
- MEDICAÇÃO:
- ALIMENTAÇÃO
Lembrando que todas as orientações sobre o pós-operatório são passadas para o paciente pessoalmente, por escrito e verbalmente.
Qualquer dúvida entre em contato com o médico.
Telefones para contato: (66) 99986-0953 Dr. Sergio Evangelista